June 2022 - You are accessing an old version of our website. The SDGs Voluntary Commitments have been migrated here: https://sdgs.un.org/partnerships

You will be redirected to the new Partnership Platform in 10 seconds.

#SDGAction29796
Promoção de Saúde e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável a partir da Horta Comunitária da Unidade Básica de Saúde Nova Bonsucesso
Introduction

O projeto de horta comunitária na Unidade Básica de Saúde Nova Bonsucesso, na cidade de Guarulhos emerge como ferramenta educadora de promoção, prevenção e recuperação de saúde aliado a proposta de conscientização e educação ambiental, visando práticas saudáveis e sustentáveis pautados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030, consolidando as diretrizes da Política Nacional de Promoção de Saúde, tendo como princípio a criação de ambiente saudável, reforço de ações comunitárias, desenvolvimento de habilidades, autonomia e empoderamento.

Objective of the practice

O projeto de horta visa a prevenção, promoção e recuperação de saúde, consciência e educação ambiental, redução de resíduos orgânicos e compostagem, inclusão social, acolhimento, integração da população com a unidade básica de saúde e fortalecimento de vínculos, valorização da comunidade e sentimento de pertencimento local.
Considerando que a Unidade Básica é a porta de entrada para o tratamento e cuidado no Sistema Único de Saúde brasileiro, a Equipe de Saúde da Família tem como desafio desenvolver estratégias que impactem positivamente e auxiliem a melhoria da qualidade de vida da sua população.
A Unidade Nova Bonsucesso em Guarulhos tem conseguido superar este desafio ao implantar uma horta em suas dependências, convidando a população a participar de eventos e atividades que este espaço proporciona.

Key stakeholders and partnerships

Desde o início do projeto todo o trabalho é voluntário e colaborativo, com apoio da comunidade e funcionários da saúde.
Não há nenhuma verba ou recurso governamental destinado ao projeto. Conta-se eventualmente com doação de moradores, funcionários e comércio local para aquisição de insumos e materiais necessários ao cultivo da horta.

Implementation of the Project/Activity

A partir da sensibilização dos funcionários da Unidade de Saúde em relação ao amplo espaço externo em desuso ocasionando acúmulo de resíduos e vetores indesejados, propícios a focos de contaminação e doenças, surgiu o desejo de transformar o local em espaço útil e benéfico à população.
Iniciou-se a divulgação da ação ao Conselho Gestor local e a todos os funcionários em contato direto com os moradores do território. Estes profissionais que conhecem as possibilidades e dificuldades individuais de cada usuário do sistema de saúde, passaram a indicar pessoas para colaborar e integrarem o projeto.
Com apoio da população foi iniciado a limpeza da área e construção de canteiros adequados ao plantio. Todo material necessário como enxadas, baldes e terra foram trazidos pelos próprios colaboradores. Assim, como tudo que foi plantado no local, cada voluntário doou mudas e sementes, criando diversidade de culturas e promovendo equilíbrio no ambiente.
Os voluntários participam de todo o processo de cultivo, da escolha das espécies plantadas até a colheita e distribuição dos alimentos, destinados a eles e aos grupos educativos dos profissionais de saúde que ocorrem dentro da unidade.

Results/Outputs/Impacts

A otimização do espaço externo da unidade de saúde deixou-o acolhedor e convidativo à realização de diversas atividades educativas da equipe multidisciplinar da Equipe de Saúde da Família, como educador físico, psicólogo, nutricionista, entre outros.
O espaço da horta tornou-se um local de cultivo e práticas orgânicas com uso de adubo e repelentes naturais, orientação de práticas sustentáveis, conscientização do uso racional dos recursos naturais, e a divulgação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030.
A Unidade de Saúde passou a gerir seus resíduos orgânicos e a receber material orgânico da comunidade destinando-os ao processo de compostagem, colaborando com a destinação adequada e redução do lixo produzido no município.
O incentivo da cultura de plantio do próprio alimento contribui para segurança alimentar e diversificação de vegetais e hortaliças presentes no consumo diário, além da formação de hábitos alimentares saudáveis.
A ênfase à socialização desenvolvendo a capacidade produtiva e criativa dos participantes, elevando a autoestima por meio da valorização e troca de saberes dos conhecimentos populares, pode ser notado nos momentos de diálogo e decisões da coletividade durante a organização da rotina de trabalho. Assim como o fortalecimento de vínculos dos usuários entre si e com funcionários, proporcionando uma nova relação da comunidade com o serviço de saúde, valorizando o sentimento de pertencimento ao território. Tornando a comunidade local empoderada e capaz de protagonizar mudanças em seu habitat e seu meio social.

Enabling factors and constraints

A ausência de recursos e verbas para implantação do espaço não foi impeditivo para o andamento do projeto. A necessidade de oferecer à população um local de convívio e aprendizado aliado a vontade da comunidade em obter o espaço foi o grande impusionador de todos.
Considerando a escassa lista de materiais para execução inicial, basicamente ferramentas agrícolas trazidas por cada uma das pessoas empenhadas em contribuir com o trabalho braçal, podemos considerar que não houve necessidade de aplicação de recursos financeiros governamentais.

Sustainability and replicability

O projeto mostra que a união de funcionários e comunidade torna possível a a capacidade de tomadas de decisões por meio da sociedade. O diálogo permanente estabelecido durante as atividades semanais e oficinas educativas ministradas pelos profissionais de saúde contribui para aprendizados, capaz de provocar mudanças individuais e coletivas.
Temos relato de pessoas que ao adquirir conhecimentos sobre plantio e consciência ambiental, passaram a reproduzir um espaço de plantio em suas residências, iniciando pequenas hortas caseiras, tendo como aspectos favoráveis:
- melhoria de hábitos alimentares de toda a família,
- redução de gastos com produtos saudáveis,
-destinação adequadas de resíduos orgânicos, destinando-os a compostagem caseira,
-aproveitamento integral dos alimentos
-resgate da cultura de uso de plantas medicinais, reduzindo o uso de medicação
-educação ambiental coletiva

Conclusions

As reuniões semanais para cuidado e manutenção do local, tornaram-se oportunidades de encontros e amizades, surgindo o grupo “Amigos do Verde”. Sendo essa a grande satisfação do projeto, uma vez que o objetivo primordial não seria apenas produzir alimentos saudáveis, mas formar um espaço de convívio que gere benefícios e bem estar à comunidade. Proporcionado outros serviços na unidade de saúde, e não apenas como local de solução para doenças ou remédio para os males.
Consideramos o grande êxito da prática os relatos de melhoria na qualidade de vida dos participantes, idosos sentem-se valorizados aos partilhar seus conhecimentos populares, crianças e adultos podem fortalecer vínculos familiares, pessoas isoladas socialmente veem o momento como oportunidade de convívio e interação. Os profissionais da saúde passaram indicar a atividade com recurso terapêutico e auxiliar no tratamento de enfermidades.
A Horta Comunitária “Amigos do Verde” na região Nova Bonsucesso - Guarulhos com o apoio do Programa Municipal Ambienta Saúde e em consonância à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, surge como ferramenta e estratégia para mudanças ativas nos indicadores de saúde que fazem parte da realidade da comunidade local. Sendo um instrumento de educação, ação e estratégia de promoção, prevenção e recuperação de saúde, cidadania e cuidados com o meio ambiente.

Other sources of information

Goal 1
1.1 - By 2030, eradicate extreme poverty for all people everywhere, currently measured as people living on less than $1.25 a day
1.2 - By 2030, reduce at least by half the proportion of men, women and children of all ages living in poverty in all its dimensions according to national definitions
1.5 - By 2030, build the resilience of the poor and those in vulnerable situations and reduce their exposure and vulnerability to climate-related extreme events and other economic, social and environmental shocks and disasters
1.a - Ensure significant mobilization of resources from a variety of sources, including through enhanced development cooperation, in order to provide adequate and predictable means for developing countries, in particular least developed countries, to implement programmes and policies to end poverty in all its dimensions
Goal 2
2.1 - By 2030, end hunger and ensure access by all people, in particular the poor and people in vulnerable situations, including infants, to safe, nutritious and sufficient food all year round
2.2 - By 2030, end all forms of malnutrition, including achieving, by 2025, the internationally agreed targets on stunting and wasting in children under 5 years of age, and address the nutritional needs of adolescent girls, pregnant and lactating women and older persons
2.3 - By 2030, double the agricultural productivity and incomes of small-scale food producers, in particular women, indigenous peoples, family farmers, pastoralists and fishers, including through secure and equal access to land, other productive resources and inputs, knowledge, financial services, markets and opportunities for value addition and non-farm employment
2.4 - By 2030, ensure sustainable food production systems and implement resilient agricultural practices that increase productivity and production, that help maintain ecosystems, that strengthen capacity for adaptation to climate change, extreme weather, drought, flooding and other disasters and that progressively improve land and soil quality
2.5 - By 2020, maintain the genetic diversity of seeds, cultivated plants and farmed and domesticated animals and their related wild species, including through soundly managed and diversified seed and plant banks at the national, regional and international levels, and promote access to and fair and equitable sharing of benefits arising from the utilization of genetic resources and associated traditional knowledge, as internationally agreed
Goal 3
3.4 - By 2030, reduce by one third premature mortality from non-communicable diseases through prevention and treatment and promote mental health and well-being
3.9 - By 2030, substantially reduce the number of deaths and illnesses from hazardous chemicals and air, water and soil pollution and contamination
3.b - Support the research and development of vaccines and medicines for the communicable and non-communicable diseases that primarily affect developing countries, provide access to affordable essential medicines and vaccines, in accordance with the Doha Declaration on the TRIPS Agreement and Public Health, which affirms the right of developing countries to use to the full the provisions in the Agreement on Trade-Related Aspects of Intellectual Property Rights regarding flexibilities to protect public health, and, in particular, provide access to medicines for all
3.d - Strengthen the capacity of all countries, in particular developing countries, for early warning, risk reduction and management of national and global health risks
Goal 4
4.7 - By 2030, ensure that all learners acquire the knowledge and skills needed to promote sustainable development, including, among others, through education for sustainable development and sustainable lifestyles, human rights, gender equality, promotion of a culture of peace and non-violence, global citizenship and appreciation of cultural diversity and of culture’s contribution to sustainable development
4.a - Build and upgrade education facilities that are child, disability and gender sensitive and provide safe, non-violent, inclusive and effective learning environments for all
Goal 5
5.4 - Recognize and value unpaid care and domestic work through the provision of public services, infrastructure and social protection policies and the promotion of shared responsibility within the household and the family as nationally appropriate
5.b - Enhance the use of enabling technology, in particular information and communications technology, to promote the empowerment of women
Goal 6
6.4 - By 2030, substantially increase water-use efficiency across all sectors and ensure sustainable withdrawals and supply of freshwater to address water scarcity and substantially reduce the number of people suffering from water scarcity
Goal 8
8.4 - Improve progressively, through 2030, global resource efficiency in consumption and production and endeavour to decouple economic growth from environmental degradation, in accordance with the 10-year framework of programmes on sustainable consumption and production, with developed countries taking the lead
Goal 10
10.2 - By 2030, empower and promote the social, economic and political inclusion of all, irrespective of age, sex, disability, race, ethnicity, origin, religion or economic or other status
Goal 11
11.3 - By 2030, enhance inclusive and sustainable urbanization and capacity for participatory, integrated and sustainable human settlement planning and management in all countries
11.6 - By 2030, reduce the adverse per capita environmental impact of cities, including by paying special attention to air quality and municipal and other waste management
11.7 - By 2030, provide universal access to safe, inclusive and accessible, green and public spaces, in particular for women and children, older persons and persons with disabilities
Goal 12
12.2 - By 2030, achieve the sustainable management and efficient use of natural resources
12.3 - By 2030, halve per capita global food waste at the retail and consumer levels and reduce food losses along production and supply chains, including post-harvest losses
12.4 - By 2020, achieve the environmentally sound management of chemicals and all wastes throughout their life cycle, in accordance with agreed international frameworks, and significantly reduce their release to air, water and soil in order to minimize their adverse impacts on human health and the environment
12.5 - By 2030, substantially reduce waste generation through prevention, reduction, recycling and reuse
12.8 - By 2030, ensure that people everywhere have the relevant information and awareness for sustainable development and lifestyles in harmony with nature
Goal 13
13.1 - Strengthen resilience and adaptive capacity to climate-related hazards and natural disasters in all countries
13.3 - Improve education, awareness-raising and human and institutional capacity on climate change mitigation, adaptation, impact reduction and early warning
Goal 14
14.1 - By 2025, prevent and significantly reduce marine pollution of all kinds, in particular from land-based activities, including marine debris and nutrient pollution
Goal 15
15.3 - By 2030, combat desertification, restore degraded land and soil, including land affected by desertification, drought and floods, and strive to achieve a land degradation-neutral world
15.9 - By 2020, integrate ecosystem and biodiversity values into national and local planning, development processes, poverty reduction strategies and accounts
Goal 16
16.6 - Develop effective, accountable and transparent institutions at all levels
Goal 17
17.17 - Encourage and promote effective public, public-private and civil society partnerships, building on the experience and resourcing strategies of partnerships

Data, monitoring and accountability
Staff / Technical expertise
não há verba ou recurso governamnetal
Basic information
Start: 31 August, 2016
Completion: 26 February, 2019
Ongoing? no
Region
Latin America and the Caribbean
Countries
Geographical Coverage
Área de abrangência territorial da Unidade Básica de Saúde Nova Bonsucesso- Guarulhos, população estimada de 25 mil habitantes.
Entity
Prefeitura Municipal de Guarulhos
Type: Regional or Local Government
Contact information
Aparecida Paulino, Coordenadora do projeto, hortabonsucesso@gmail.com, 11-961563254
Photos
No photo was provided

No photo was provided

No photo was provided
United Nations